Prefeitura Belford Roxo: Técnicos da Assistência Social participam de seminário em Belford Roxo

Técnicos da Assistência Social participam de seminário em Belford Roxo

Cem técnicos que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros Especializados de Assistência Social (Creas) de Belford Roxo participaram nesta sexta-feira (01-02) do Seminário Municipal sobre o Sistema de Condicionalidades (Sicon). O evento aconteceu no auditório II da Uniabeu, no centro da cidade, com objetivo de incentivar a prática do Sicon e o acompanhamento familiar. Através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) a Prefeitura atende cerca de 50 mil famílias cadastradas no Bolsa Família.

Para Tiago Coutinho, Coordenador do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) o acompanhamento à família é importante para a identificação de problemas que levam ao descumprimento das exigências que asseguram o recebimento de benefícios. “O técnico precisa estar atento para buscar soluções. O seminário tem esta orientação”, disse. As condicionalidades do Bolsa Família são: frequência escolar mensal mínima de 85% para crianças de 6 a 15 anos e 75% para adolescentes de 16 a 17 anos; acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento ao desenvolvimento de crianças menores de sete anos, pré-natal para gestantes e acompanhamento de nutrizes. O não cumprimento e a não atualização a cada dois anos podem levar a suspensão e o cancelamento do benefício.

Seminário

O seminário foi aberto pela secretária executiva, Carla Fernandes, que esteve representando a secretária municipal Rosana Moura. A dinâmica da palestra ficou por conta do coordenador estadual do Cadastro Único da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jean Silveira. “A capacitação dos técnicos vai melhorar as ações no acompanhamento familiar e na inclusão dessas famílias em programas sociais e também nos atendimentos disponíveis nas áreas da saúde e educação”, destacou.

O evento aconteceu das 9h às 17h e teve participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, inseridas nas condicionalidades para o Bolsa Família. De acordo com dados da Semas, Belford Roxo tem 80.844 famílias inscritas no Cadastro Único, 65.570 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos, 67.6141 com renda de até meio salário mínimo e 55.792 famílias com renda de até meio salário mínimo com cadastro atualizado.