Prefeitura Belford Roxo: Secretário empossa novos conselheiros de Educação

Secretário empossa novos conselheiros de Educação

O novo Conselho Municipal de Educação de Belford Roxo já está formado. A posse dos conselheiros aconteceu na Câmara Municipal e foi conduzida pelo secretário Municipal da pasta, Denis Macedo. Os 18 membros do conselho, entre titulares e suplentes, foram eleitos para o biênio 2018/2020. O Conselho Municipal de Educação de Belford Roxo é formado por seis integrantes do poder executivo, seis do poder legislativo e seis da sociedade civil e funciona como mediador e articulador da relação entre a sociedade e o gestor da Educação Municipal. O Conselho foi criado através da Lei Municipal 019 de 13 de janeiro de 1993. O novo presidente é o atual secretário de Educação Denis Macedo e o vice-presidente é Antônio Carlos Lustosa (eleito pela quarta vez no cargo). O termo de posse foi lido por Clayton Carneiro Silva.   

Entre as funções do conselho estão a de elaborar regras que adaptam para o município as determinações das leis federais e/ou estaduais e que as complementem, quando necessário, autorizar ou não o funcionamento das escolas públicas municipais e da rede privada de ensino, legalizar cursos e deliberar sobre o currículo da rede municipal de ensino, responder por meio de pareceres aos questionamentos e dúvidas do poder público e da sociedade e acompanhar a execução das políticas públicas, além de monitorar os resultados educacionais do sistema municipal.

Segundo o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, o conselho é um parceiro do governo e nas melhorias da educação.  O secretário da pasta, Denis Macedo, desejou boa sorte aos novos conselheiros e disse que a Prefeitura apoia as ações dos conselhos por meio da oferta de estrutura física adequada para a realização das reuniões, capacitações dos conselheiros, entre outras. “Trabalhamos lado a lado para promover uma melhor educação em nosso município”, disse o secretário e presidente do Conselho.

Ensino de qualidade

O vereador Matheus Ricardo da Silva de Oliveira, que foi secretário-adjunto de Educação, parabenizou os conselheiros pela posse e elogiou o trabalho executado pelo prefeito Waguinho e o secretário Denis Macedo à frente da pasta. “Sabemos do grande desafio enfrentado pelo governo para proporcionar um ensino de qualidade à nossas crianças. E hoje podemos dizer que Belford Roxo conta um novo sistema de ensino”, frisou. O secretário de Esporte e Lazer da cidade, Celso Miranda, também parabenizou a todos os conselheiros e o governo pelo trabalho desenvolvido na educação.         

O presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e conselheiro tutelar, Cássio Silva, disse que é importante que os conselheiros desempenhem com afinco as propostas e sugestões para uma melhor educação no município. Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Antônio Carlos Lustosa destacou a importância do conselho. “É fundamental que cada um faça a sua parte. Estamos cada vez mais alavancando no setor. Trabalhamos para ter uma educação de excelência em nosso município e aos poucos estamos construindo um futuro melhor para nossas crianças”, disse.  

Prefeitura de Belford Roxo



Leia no Site Oficial da Prefeitura de Belford Roxo