Prefeitura Belford Roxo: Depois da cirurgia de Catarata, pacientes participam de confraternização em Belford Roxo

Depois da cirurgia de Catarata, pacientes participam de confraternização em Belford Roxo

O brilho e as cores do Carnaval ficaram mais nítidos para cerca de 100 idosos que participaram do Mutirão da Catarata, promovido pela Secretaria de Saúde de Belford Roxo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Hospital do Olho de Duque de Caxias. Na rede particular, a cirurgia que está avaliada em R$ 5 mil, cada vista, no município saiu a custo zero para essa pessoas que já passaram dos 65 anos de idade. O grupo esteve reunido, em clima de confraternização, na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Belford Roxo (Previde). Lá eles participaram de um café da manhã.

A Catarata é uma lesão do cristalino do olho, que pode ser causada por envelhecimento, trauma físico, exposição à radiação ionizante ente outros fatores. Segundo o secretário de Saúde, Vander Louzada, para participar do mutirão, basta comparecer à sede do Complexo Regulador, na Rua Benjamim Pinto Dias, 610, para agendar uma consulta com o oftalmologista. O médico especialista dará o diagnóstico. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para a cirurgia. “Todos os pacientes são levados ao hospital num carro da Secretaria de Saúde com acompanhamento de uma esquipe de assessoria. Eles são aguardados até o término do procedimento”, disse Vander.

De olho na TV

O aposentado Derli da Costa Fonseca, 70, disse que não enxergava nada por conta da doença. “Depois da cirurgia passei a ver tudo. Que felicidade. Foi perfeito e só tenho elogios para fazer, desde a equipe de atendimento até os médicos. Eu indico para quem ainda não fez. Se eu fosse pagar não teria como. Aproveitei e fiquei com os olhos na TV assistindo os desfiles das escolas de samba”, afirmou. Outro satisfeito é Augusto Machado, 81. Ele operou as duas vistas. Em companhia da esposa, Benedita, 74, com quem é casado há 34 anos, disse  que agora o namoro vai ficar “mais bonito” .

Na sede do Previde para uma reunião de trabalho, o prefeito Waguinho aproveitou para conversar e interagir com o grupo. “É muito gratificante saber que um trabalho deu bom resultado. Todas essas pessoas não teriam como arcar financeiramente com as despesas de uma cirurgia. Fico satisfeito mesmo porque ao assumir a prefeitura encontrei a saúde sucateada e hoje já temos quatro emergências funcionando e atendendo bem a população. A prioridade de meu governo é a Educação e a saúde. Disso não abro mão. Vou continuar investindo para que todos tenham  dignidade e boa qualidade de vida”, afirmou Waguinho.

Prefeitura de Belford Roxo



Leia no Site Oficial da Prefeitura de Belford Roxo