Prefeitura Belford Roxo: Conselho Municipal de Assistência Social e Cidadania elege nova diretoria

Conselho Municipal de Assistência Social e Cidadania elege nova diretoria

O Conselho Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo (CMAS) elegeu nesta semana a sua nova diretoria. A apresentação dos novos membros (oito titulares e oito suplentes) sendo 50% formado por representantes governamentais e 50% da sociedade civil, aconteceu na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belford Roxo (Previde). A posse foi feita pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosana Moura e pelo secretário-adjunto da pasta, Diogo Bastos e contou com várias autoridades.

Os novos conselheiros exercerão o mandato, que será governamental, durante o biênio de 2017/2019. A presidente eleita foi Carla Fernandes e o 1º secretário Jonas Alves. Também nesta semana, integrantes do CMAS estiveram na sede do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) buscando parcerias para melhor alinhar os serviços do conselho, a fim de obter um melhor funcionamento.

O Conselho Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo (CMAS) é um órgão de controle social da Política de Assistência Social do município. É composto por representantes do poder público e da sociedade civil e tem o objetivo de avaliar e deliberar sobre a política de assistência social, através de debates, estabelecimento de normas e fiscalização da prestação dos serviços sociais no município, com base nos princípios e diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei Federal nº 8742 de dezembro de 1993.

A secretária Rosana Moura desejou boa sorte aos novos conselheiros e disse que a recomposição do conselho priorizou os técnicos efetivos. “Com isso, reforçamos o compromisso do prefeito Waguinho em prestar uma política pública de qualidade à nossa população. É importante a participação de todos neste processo”, enfatizou a secretária. Segundo Diogo Bastos, através do conselho, o município fortalece também os serviços sociosassistenciais, os programas e projetos desenvolvidos no setor. “Queremos contribuir para o aprimoramento em consonância com as necessidades da população. O conselho é um co-gestor e sua função é bem ampla dentro política de Assistência Social”, explicou o secretário-ajunto da pasta, Diogo Bastos.

Segundo a presidente eleita do Conselho, Carla Fernandes, é importante que os cidadãos participem de cada reunião, mostrando seu ponto de vista referente ao município. “Estamos juntos para construir uma sociedade mais humanizada”, enfatizou.