Prefeitura Belford Roxo: Belford Roxo preparado para o Dia D contra a gripe

Belford Roxo preparado para o Dia D contra a gripe

Belford Roxo está mobilizado para o Dia D da Vacinação contra a gripe, que vai acontecer no próximo sábado, (12 de maio), das 8h às 17h. A abertura da vai acontecer às 8h, na Policlínica do Idoso, que fica na Avenida Retiro da Imprensa, no bairro Farrula. A Prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Executiva de Promoção e Proteção à Saúde, disponibilizou mais de 30 postos de vacinação em vários bairros da cidade. Ao todo serão distribuídas cerca de 35 mil doses da vacina para a população neste dia.

A imunização vai assegurar a proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. A campanha é voltada para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.

A gripe é causada pelo vírus influenza. Entre os sintomas da doença estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça e na garganta e coriza. Para evitar o contágio é preciso redobrar a atenção com a higiene das mãos e evitar aglomerações. O uso de lenços descartáveis, lavar bem as mãos com água e sabão, evitar lugares fechados e com grande aglomeração, são algumas medidas de prevenção contra a gripe.

O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, destacou que, desde que assumiu, o governo vem investindo na saúde. “Reformamos e inauguramos várias unidades de saúde. Além disso, investimos na capacitação de nossos profissionais. As campanhas de vacinação são importantes para prevenção às doenças”, enfatizou o prefeito. Segundo o secretário de Saúde de Belford Roxo, Vander Louzada, a vacinação é muito importante. “Nesta época do ano ocorre maior propagação da doença. Temos que nos prevenir”, disse Vander. Segundo o secretário-executivo de Promoção e Proteção à Saúde, Robson Sarmento, o Binho, nesta época do ano os casos de gripe aumentam consideravelmente. “A vacina é a melhor forma de prevenção contra a doença”, frisou.

O biólogo e responsável pelo Departamento de Imunização da Secretaria Executiva de Promoção e Proteção à Saúde, Admilson Figueiredo da Silva, informou que durante a campanha contra a influenza, as unidades de saúde do município estão atendendo à população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Postos de vacinação em Belford Roxo

Policlínica Neuza Goulart Brizola