Prefeitura Belford Roxo: Belford Roxo e Firjan assinam carta de intenção do Programa Calçada Acessível

Belford Roxo e Firjan assinam carta de intenção do Programa Calçada Acessível

O prefeito em exercício de Belford Roxo, Marcinho Bombeiro, recebeu em seu gabinete uma equipe da Firjan na última segunda-feira (3), para a assinatura da carta de intenção do Programa Calçada Legal. O programa visa a orientação técnica dos gestores públicos como engenheiros e arquitetos para a criação de um manual de padronização e acessibilidade das calçadas do município.

Marcinho Bombeiro avalia a proposta como uma forma de deixar a cidade mais democrática para todos os cidadãos. “Queremos desenvolver um projeto urbanístico, com foco nas calçadas para que tenhamos um trânsito livre de pedestres, assim como pessoas com mobilidade reduzida, que são as mais prejudicadas com a irregularidade do passeio público. Nosso objetivo é melhorar a mobilidade em Belford Roxo”, disse.

O programa, que é coordenado pela Firjan Caxias e Região, conta com a adesão de mais de um terço dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. A ação não gera nenhum custo para as prefeituras. “Esse é um grande benefício para gerar acessibilidade. Além disso, é uma oportunidade que a cidade cria para que todos possam circular de forma igual e livremente”, avalia Luiz Gustavo Tavares, especialista em desenvolvimento setorial da Firjan.

O Programa Calçada Legal seguirá uma agenda composta por outras seis fases, que serão desenvolvidas através de atividades com o grupo de trabalho. As próximas etapas do programa são um workshop participativo de capacitação técnica; elaboração do manual técnico e folder de calçada; reunião com prefeito e secretários, seminário de lei ou decreto do manual de acessibilidade da cidade; criação da lei ou decreto do manual de acessibilidade e a impressão do manual técnico e folder de calçada.

O encontro contou com a presença do secretário de Obras, Merhi Daychoum; do chefe de gabinete, Sergio Sales; do secretário de Habitação e Urbanismo, Reginaldo Gomes; do secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Carlos Henrique Nascimento; e do secretário Especial de Assuntos Fundiários, Carlos dos Santos. 

Prefeitura de Belford Roxo



Leia no Site Oficial da Prefeitura de Belford Roxo