Prefeitura Belford Roxo: Belford Roxo conta com Ensino de Jovens e Adultos

Prefeitura Belford Roxo: Belford Roxo conta com Ensino de Jovens e Adultos

Belford Roxo conta com Ensino de Jovens e Adultos

Nunca é tarde para voltar a estudar. E para ajudar aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos quando jovens e almejam adquirir mais conhecimento ou obter uma colocação melhor no mercado de trabalho, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Educação, oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, 18 escolas da rede municipal contam com esta modalidade de ensino, somando um total de 4.808 alunos matriculados no primeiro semestre. EJA é um programa destinado às pessoas que não conseguiram concluir o ensino básico no tempo certo.

Os alunos podem se matricular na EJA a partir dos 15 anos (de forma facultativa) e a partir dos 18 (de forma obrigatória). Para ajudar jovens com mais de 18 anos e que encontram dificuldades em frequentar as aulas presencialmente, o município oferece aulas semipresenciais que são ministradas na Escola Municipal EJA Maria Lucia Sindra, no Centro. Documentos necessários para a inscrição (cópia e original): carteira de identidade ou certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar (quanto tiver), comprovante de residência, uma foto.

Segundo o secretário de Educação, Denis Macedo, a EJA é uma oportunidade dos jovens que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino básico. “Sabemos das inúmeras dificuldades encontradas por muitas famílias. Alguns jovens e até mesmo adultos tiveram que parar com seus estudos para trabalhar e ajudar a sustentar a família desde cedo. É uma preocupação do prefeito Waguinho em mudar esta realidade”, enfatizou Denis Macedo.

De acordo com a chefe de Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Thatiana Barbosa, ainda há vagas para a EJA. “Os interessados devem se inscrever nas próprias escolas que tenham a educação de jovens e adultos. Durante as férias de julho, as unidades funcionam de segunda a quinta-feira, das 8h às 19h”, informou Thatiana.

Segundo a diretora da E.M. EJA  Maria Lucia Sindra, Maria Tereza Iguatemi, as aulas na escola acontecem das de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h e atualmente a unidade conta com 323 alunos matriculados. “Temos este horário diferenciado para ajudar aqueles que não tem tempo para frequentar as aulas. Queremos dar oportunidade a todos os alunos. Conforme os módulos estudados, a conclusão do curso (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental) pode ser feita em até três meses. Já tivemos históricos de alunos que já se formaram e frequentam faculdade. Isso é muito gratificante”, explicou a diretora.  Para mais informações, os interessados devem se dirigir à Divisão de Educação de Jovens e Adultos, na Secretaria Municipal de Educação (Avenida Benjamin Pinto Dias, 610, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

LISTA DAS ESCOLAS DA EJA E ENDEREÇOS:

1- E. M. ALEJANDRO FERNANDEZ NUNES – Santa Amélia- Rua Crisântemos 170

2- E. M. CONDESSA INFANTE – Piam- Rua Monte Pascoal s/n

3- E. M. ERNESTO PINHEIRO BARCELLOS-  Itaipu – Rua General José Muller s/n

4- E. M. HELIÓPOLIS– Heliópolis- Rua Nogueira Braga s/n

5- E. M. JARDIM GLAUCIA – Jardim Glaucia- Rua Péricles 15

6- E. M. JORGE AYRES DE LIMA – Parque São José – Rua São João de Fora 07

7- E. M. JOSÉ PINTO TEIXEIRA – Recantus- Rua dos Advogados 120

8- E. M. MANOEL GOMES – São Bernardo-  Avenida Joaquim da Costa Lima s/n

9- E. M. MIGUEL ÂNGELO LEONE– Xavantes – Rua Taquara 774

10- E. M. NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – Parque Afonso – Rua São Francisco s/n

11- E. M. PROFESSOR PARIS – Centro de Belford Roxo- Rua Padre José Beste 341

12- E. M. PROFESSORA MARIA LÚCIA SINDRA – Centro –  Avenida Amélia Rocha 881

13- E. M. RUDÁ IGUATEMI VILLANOVA – Nova Aurora – Avenida da Glória s/n

14- E. M. SÃO BENTO Lote XV– Wona – Rua Mara s/n

15- E. M. YOLANDA COSTA DOS SANTOS – Sublime- Rua Almiro 139

16- E. M. CASIMIRO MEIRELES –  Vale do Ipê- Rua Izion 10

17- E. M. SANTA CRUZ – Nova Aurora –  Avenida São Bernardo de Oliveira 207

18 – E. M. GRANDE OTHELO– Bom Pastor- Rua Muniz s/n

Prefeitura de Belford Roxo



Leia no Site Oficial da Prefeitura de Belford Roxo