Prefeitura Belford Roxo: Belford Roxo anuncia criação da Guarda Ambiental

Belford Roxo anuncia criação da Guarda Ambiental

O secretário de Meio Ambiente de Belford Roxo, Flávio Gonçalves, anunciou a criação da Guarda Ambiental do município. O projeto, previsto no Código Ambiental da Cidade, criado em 2017, tem a parceria da Secretaria de Segurança Pública e está em fase de ajustes jurídico para entrar em vigor. Entre as funções aguarda atuará na prevenção da integridade do patrimônio público, proibindo caça ilegal, comércio e cativeiro de animais silvestres, na defesa de rios, lagos e recursos hídricos, auxiliando ainda no combate de incêndio entre outras atividades.

Segundo o secretário, a criação da guarda ambiental não acarretará despesas para a Prefeitura. O efetivo será compostos por guardas municipais. “É um projeto piloto. Vamos iniciar com um número pequeno. Esses guardas, destacados para a nova função, receberão treinamento técnico e no final serão certificados”, explicou Flávio. O secretário disse ainda que os guardas ambientais vão atuar em conjunto com agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Equipe preparada

Empolgado com a novidade, Flávio acredita que até a primeira quinzena de abril o projeto da guarda saia do papel. “A criação da guarda ambiental é um desejo do prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) sempre preocupado com o progresso da cidade. Estamos regulamentando o artigo 62 do Código Ambiental. Para isso, temos advogados especialistas no assunto, trabalhando na elaboração da lei, compatível com a legislação estadual e federal”, assegurou.

Tecnólogo em Gestão Industrial, com pós-graduação em Auditoria e Perícia, Desenvolvimento Sustentável, Educação e Gestão Ambiental, o secretário está finalizando mestrado com tese focada no Plano de Gestão integrada de Resíduos Sólidos Urbanos para Belford Roxo. Ele garante que a equipe da Sema é “muito preparada”, composta por biólogos, técnicos e gestores ambientais, engenheiros (florestal, civil, químico), zootecnista, geólogo e advogados. “Temos uma seleção. Conseguimos escalar um bom time”, brinca.

Prefeitura de Belford Roxo



Leia no Site Oficial da Prefeitura de Belford Roxo